RESUMO DE PROJETO POLITICO ,PROJETO PEDAGOGICO-
Bernard Charlot
O pensador francês faz um discurso no Fórum Mundial de
Educação que é ao mesmo tempo uma grande lição de politica pedagógica. Mostra
que a preocupação de correntes direitistas e esquerdistas, como a que se
apresenta no atual governo brasileiro, divergem quanto a metodologia de escola
por ciclos ou escola `seriada` , mas que na verdade tal discussão é inócua em
relação à perseguição de uma escola verdadeiramente `cidadã`. Os ciclos, se por
um lado são menos injustos porque evitam a tragédia da crônica repetência dos
menos favorecidos, também conduzem a um
quadro favorável ao elitismo , quando algumas escolas, devido a sistemas de
aplicação pedagógica, acabam criando duvidosos grupos de alunos menos e mais `capacitados`.
Outro quadro preocupante
seria o da repetência, onde os menos favorecidos novamente são as vitimas
contumazes, sendo a repetência um fenômeno injusto, oneroso e desnecessário a
desenvolvimento de politicas publicas.
Com a
`esquerda` no poder, pretensamente eleita pela parte da população menos favorecida para cuidar de seus interesses
tão espoliados, os desafios que se apresentam em educação são enormes, como
criar um projeto politico que não agrida o projeto pedagógico e vice-versa.
Nessa senda, um
projeto pedagógico tem sua faceta politica, como também um projeto politico necessariamente
tem sua faceta pedagógica, sendo que ambos tem de ser rigidamente sopesados
para o bem comum da sociedade.
De nada
adianta, dentro das novas consciências sociais da Humanidade, a um governo, mesmo
se radicalmente esquerdista, tentar impingir suas doutrinas e valores a uma
coletividade totalmente estratificada, bem como não pode se render a valores e
estratégias educacionais já ultrapassadas ou disfuncionais, sob pena de no
futuro ver implodir todo um trabalho de desenvolvimento politico.
Nas acepções
modernas da pedagogia, o projeto político global pode ser encarado como o
projeto pedagógico, como forma especifica do projeto político, as práticas
institucionais reais da escola e as praticas profissionais reais dos
professores.
Um preparativo sério
dentro desses itens servirá para um enfrentamento dos grandes `discursos` de
nossa época, que vão desde o direito inalienável de uma educação gratuita e de
qualidade para todos até a educação especializada para os menos necessitados,
passando pelo fundamental papel do professor (e do pedagogo) na sociedade.
Em suma, o
discurso do pedagogo francês é um alerta
para mostrar que, acima das discussões politicas, a pedagogia é uma ciência de
extenuante e sério trabalho, dependente de projetos sérios e que não se curvem
a doutrinas e politicas, e sim esteja sempre voltada para o desenvolvimento da
sociedade como um todo, sem distorções de qualquer espécie e , principalmente,
no auxilio incondicional aos menos favorecidos e deficientes.
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