André Comte-Sponville, Filósofo materialista, racionalista e humanista, nasceu los Paris los 1952. O ex-Aluno da École Normale Supérieure da rue d'Ulm, professor de Filosofia, Doutor Pós-Graduação, elemento E Doutor Honoris Causa da Universidade de Mons-Hainaut, na Bélgica. Foi professor em Paris (Panthéon-Sorbonne),onde começou a lecionar (a Partir de 1997) e demitiu-se (2003) para se dedicar mais à Escrita e Conferências . Publicou muitos Livros (ver bibliografia), Traduzido Em 24 linguas. É Membro do Comitê Consultivo Nacional de Ética francês.
A
obra “pequeno
tratado das grandes virtudes”
é dividida em dezoito `temas` que versam sobre virtudes as mais
variadas, quando o Autor fixa suas ideias acerca dos temas abordados
em sequencia.
BIBLIOGRAFIA-
Pequeno
Tratado
das
Grandes Virtudes
André
Comte-Sponville
Ed.
Martins Fontes, São Paulo, 1999
Tradução
Eduardo Brandão
RESUMO
de FLAVIO FAGUNDES FERREIRA*
1.
Polidez.
Polidez
ainda não é moral. Nem sequer é uma virtude. É algo no entanto,
em que a virtude se inicia, e da maneira que temos de praticá-la
"Imitando
virtude", escreve André Comte-Sponville,
"tornamo-nos virtuosos.
(...) A polidez antecede a moral e a torna possível. (...) Nós
devemos primeiro adquirir a “aparência e maneira de bom ",
não porque eles são suficientes em si, mas porque eles podem nos
ajudar a atingir a única coisa que eles imitam - a virtude -., e que
é adquirido apenas por essa imitação"
-Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), p. 14.
Ela
não é de forma suficiente para ser educado, mas é um começo.
"Disciplina
Polite"
guia os primeiros passos de uma criança em moralidade, em
diferenciar entre o certo e o errado. Aprendemos a ser bons para os
outros antes de saber por que isso é necessário: nós fingimos até
termos que fazê-lo.
2.
FIDELIDADE
Fidelidade
é amar a memória. É o oposto de inconstância, mas também de
teimosia. Para praticar a fidelidade, o fiel deve aprender a
discriminar entre as coisas para as quais valem a pena ser leal
(valores, virtudes, de verdade, relacionamentos - passado ou
presente), e os que não são (crueldade, ressentimento, falsidades).
É a virtude que permite que todos os outros:
Que seria a Justiça sem a
fidelidade dos justos? A paz, sem a fidelidade dos pacíficos? A
liberdade, sem afidelidade dos espíritos livres? E que valeria a
própria verdade sem a fidelidade dos verídicos?
Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), , p. 11.
O
que é a fidelidade em um casal? Na amizade, no pensamento, a
fidelidade não se traduz em ter apenas um amigo, ou apenas um
pensamento (p. 19). Quando invocado em nome de inveja, fidelidade não
é mais fidelidade, é exclusividade, que pode ser a resposta para
alguns, não todos, ou para um período de tempo, não
necessariamente sempre. Mas a fidelidade pode durar, mesmo após o
término do relacionamento:
"E uma vez que o amor morre,
qual é o ponto em se manter a ficção e as responsabilidades
existentes? Mas também não há razão para repudiar ou negar o que
já foi. Devemos trair o passado, a fim de adorar o presente? Eu te
juro, não que eu vou te amar para sempre, mas que permanecerá para
sempre fiel ao amor que sabemos agora ".
Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), , p. 18-19.
3.
PRUDÊNCIA
Prudência
atua como uma condição para outras virtudes. É o pensamento, a
inteligência por trás da prática de todos os outros. Max Weber
chamou de "ética da responsabilidade", o que tem de
prevalecer sobre a "ética da convicção" (p. 21).
A
prudência é o bom senso que nos diz: "mentir para a Gestapo"
em vez de "transformar em um judeu ou um combatente da
resistência" (p.21). Ela nos ensina a lidar com outras
virtudes, não em termos absolutos, mas em uma base caso-a-caso. Ela
nos permite encontrar o caminho "melhor", mostra-nos não
ser demasiado literais quando agimos em nossas boas intenções, para
não abrir com eles o caminho para o inferno:
"A
prudência tem algo de modesto ou instrumental a ela: ela é
convocada para servir a fins que não sejam a sua própria e está em
causa, por seu lado, com a escolha dos meios. Mas isso é o que a
torna insubstituível: nenhuma ação, nenhuma virtude - há virtude
em ação, de qualquer forma - pode ser feita sem ela. (...) A
Justiça simplesmente amor não nos faz justos, nem amar a paz nos
torna pacíficos, por si só: deliberação, decisão e ação também
são necessários. Prudência determina quais deles são aptos, como
a coragem prevê serem realizadas. "
Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), , p. 24.
O
grego chamou Phronesis
- uma espécie de sabedoria prática - e diferenciava de Sophia -
sabedoria. Porque ser virtuoso sem prudência não é suficiente,
assim como:
"Para ser um bom pai, não é
o suficiente amar as crianças de um, nem é suficiente para
desejar-lhes bem para esse desejo se tornar realidade. O amor não é
desculpa para a falta de inteligência ".
Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), , p. 33.
Em
suma, a prudência é o cérebro por trás do bem. Em si, ela não
tem qualquer mérito, mas sem ela, nenhuma das virtudes pode
pretender ser virtude.
4.
Temperança.
Temperança
não é "tristeza", "impotência", nem
"ascetismo." Temperança "não é sobre desfrutar
menos, mas desfrutando de melhor" (p. 31). É a liberdade da
imperiosidade de nossos próprios desejos, é a capacidade de ser seu
próprio mestre. Como pode a felicidade estar ao nosso alcance, se
estamos constantemente insatisfeitos? Se permanecermos prisioneiros
de "mais, mais, mais?"
"A
temperança é um meio de independência e autonomia, é um meio para
a felicidade. (...) Pena Don Juan, que precisa de tantas mulheres. Ou
o alcoólico, que precisa de tanta coisa para beber. Ou o glutão que
precisa de tanta coisa para comer ".
Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), p.32.
Temperança
é da maior importância em mundos como o nosso. Uma vez que nossa
alimentação básica e necessidades reprodutivas sejam atendidas,
ela só é muito fácil para as nossas mentes para assumir e nos
enganar e acreditar que podemos controlar - e têm o direito de – o
excesso, só porque ele está disponível. E perdemos a chance de
aguçar nossos sentidos, de refinar nosso gosto e nos perdemos na
intensidade de nossos prazeres, em vez de sua quantidade.
"A lição é especialmente
válida para as nossas sociedades ricas, onde as pessoas sofrem e
morrem com mais frequência a partir de intemperança do que de fome
ou auto-privação. A temperança é a virtude de todos os tempos,
mas é ainda mais necessária quando os tempos são bons. Não é uma
virtude de circunstâncias extraordinárias, como a coragem (que é
mais necessário quando os tempos são difíceis), mas uma humilde
virtude comum, a ser praticada de forma regular, em vez de caráter
excepcional, a virtude da moderação, não heroísmo. "
Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), p.42.
“É
uma virtude difícil, porque requer constância, perseverança,
disciplina. Mas os frutos que colhemos e a alegria que
experimentamos, uma vez que recuperar esse controle!” (Releitura de
Epicuro), diz Comte-Sponville que sua filosofia não era uma do
prazer a todo custo. Era uma filosofia de prazer nas pequenas coisas.
5.
Coragem.
Quando
falamos de coragem como uma virtude, não estamos falando sobre a
imprudência dos grandes guerreiros, os destemidos ou os que são
facilmente estimulados pelo medo. E enquanto não podemos negar que
os egoístas e os maus também são capazes de ser corajosos, não é
isso que nos interessa também. Assim como a prudência, a coragem é
a condição de todas as outras virtudes: a primeira nos ajuda a
encontrar a melhor forma de praticá-los, a última atreve-nos a agir
sobre elas:
"Esse tipo de coragem não é
ausência de medo, mas a capacidade de superá-lo por uma vontade
mais forte e mais generosa. Já não é (ou já não é apenas)
fisiologia: é uma virtude, que é pré-condição de todos os
outros. Já não é a coragem do difícil: é a coragem do gentil, e
de heróis. "
Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), p.41.
E
não é apenas isso, ou: "Coragem, então, é o oposto, não só
de covardia, mas também da preguiça e covardia" (p. 42). A
coragem é uma "decisão", disse Jankélévitch, em face do
desconhecido. Onde existe o conhecimento e a sabedoria sozinhos, o
medo não tem lugar. Mas como você agir de acordo com eles? Isto é
onde a coragem vem de dentro
Ela
também é uma virtude que "existe apenas no presente" (p.
45). Só porque você mostrou coragem uma vez não significa que você
vai fazê-lo novamente.
Então,
se a prudência é o cérebro por trás do bem, você poderia dizer
que a coragem é o seu músculo. Uma história que precisa ser
exercida regularmente, para que ela não atrofie.
6.
Justiça.
Na
tradição cristã, a Justiça é a quarta das virtudes cardeais -
com prudência, temperança e coragem - e é o único que é boa em
si mesmo: as outras, dependendo de como e por que elas são
praticadas, podem vir a ser meros " talentos "ou"
qualidades "(p.53).
Aqui
estamos interessados em Justiça não no contexto da Lei,
porque a Lei pode ser injusta. Para contra-la apenas, você tem que
atinar para a igualdade (mesmo que nem todos os homens sejam
efetivamente iguais, se fosse esse o caso, não haveria ricos ou
pobres). Você tem que tratar os outros de forma justa.
"O que é somente uma
pessoa? Alguém que coloca sua força a serviço da lei e direitos e,
decretando por si mesmo a igualdade de todos os os homens,
independentemente das inúmeras desigualdades no que eles são, ou
podem fazer, assim, institutos de uma ordem que não existe, mas sem
a qual nenhuma ordem jamais poderia nos satisfazer. "
Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), p.76.
Porque
a ideia de Justiça não existe como um estado de fato, deve ser
feito um contrato entre os homens, e colocado em prática, uma e
outra vez, para tratar uns aos outros com Justiça, mesmo entre
fortes e fracos, eruditos e ignorantes. Para explicar melhor isso,
Comte-Sponville cita em nota o filósofo francês Simone Weil: "a
virtude da Justiça consiste em se comportando exatamente como se
houvesse igualdade quando se é mais forte em uma relação
desigual".
Embora
seja bom lutar por lei e Justiça para se tornar um homem justo, é
ilusório acreditar que nunca sejamos injustos. Para a Justiça ser
praticada, o interesse pessoal, bem como o interesse coletivo deve
muitas vezes ser resistido. Posto nunca é plenamente realizada, a
luta pela Justiça é interminável (p.84).
7.
Generosidade.
"A
generosidade é a virtude de dar" (p.88). Nós só podemos dar o
que possuímos, para aqueles que precisam mais do que nós. Mas
conquanto nós a tanto elogiamos e com tanto entusiasmo, ela é
difícil de encontrar, porque o egoísmo muitas vezes ganha. Então,
o que é exigido de nós para praticá-la, e que, exatamente, é a
sua prática?
A
generosidade é um testamento. Ao contrário de amor, que nós não
escolhemos sentir, vamos mostrar generosidade, porque queremos ser
generosos. Em suma, esta virtude é um esforço. Ele também exige
que sejamos livres, que deixar de ir:
"O homem generoso não é
prisioneiro de suas emoções ou de si mesmo, pelo contrário, ele é
dono de si mesmo e por esta razão não faz nem procura desculpas.
(...) Para ser generoso é necessário ser livre de si mesmo, das
próprias ações mesquinhas e pequenas posses, um pouco de
ressentimentos e ciúmes. "
Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), p.94-95.
Generosidade existe
onde o amor não faz presença. Há algo mais fácil do que dar
quando se ama? Isto é verdade para todas as virtudes.Amor
incondicional, amor indiscriminado não é algo simples que os
mortais possam experimentar. Então, ao invés, nós tentaremos nosso
melhor para criá-lo. Spinoza escreve: “o amor é o objetivo, a
generosidade o caminho para ela" (p.93).
"Generosidade é o desejo
de amor (...) Amar o amor é alegrar-se com a idéia de que o amor
existe ou vai existir, mas também é uma forma de se esforçar para
fazer o amor acontecer e esse esforço é a própria generosidade: Eu
estaria inclinado a dizer que quem quer ser generoso está se
esforçando ao amor e agindo nesse sentido.”
Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), p.101.
8.
Compaixão.
A
compaixão é a "participação no sofrimento dos outros"
(p.105). Como tal, é muito doloroso para experimentá-la com outra
pessoa e humilhante para provocá-la em outros. Para melhor
compreender a compaixão, não devemos confundi-la com simpatia, que
não discrimina, nem piedade, que, levada ao extremo, pode ajudar a
justificar a crueldade, que implica outra forma um sentimento de
superioridade na pessoa que o sente.
A
simpatia é a capacidade de sentir a mesma coisa que outra pessoa,
independentemente do valor desses sentimentos. É perfeitamente
possível que você simpatizar com a emoção do carrasco, por
exemplo. Mas simpatia com crueldade é a própria crueldade. No
entanto, a compaixão, que é uma das formas simpatia toma, faz uma
clara distinção:
"Compartilhando no
sofrimento do outro não significa que haja uma aprovação no que
quer que ações boas ou más razões ele tem para o sofrimento, isso
significa que alguém se recusa a considerar qualquer sofrimento como
uma questão de indiferença ou qualquer ser vivo como uma coisa".
Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), p.98.
Por
exemplo, pode-se sentir compaixão pelo sofrimento causado pela
inveja, mas não tolerar a inveja em si.
Compaixão
não é pena também. "Onde pena é abstrata, loquaz e
generalizante, a compaixão é concreta, em silêncio, e específica"
(p.106). Pena é capaz de se relacionar com o sofrimento de todo um
grupo, enquanto que a compaixão só funciona numa base caso-a-caso.
Pena, portanto, é capaz de justificar ainda mais a violência ou
crueldade em resposta às causas do sofrimento, enquanto que a
compaixão não pode, porque ela se sente para quem sofre,
independentemente de que lado eles estão. Piedade também implica um
desequilíbrio entre a pessoa que sente e seu objeto:
"Compaixão sempre implica,
parece-me, um certo grau de desprezo, ou pelo menos um sentimento de
superioridade por parte da pessoa que a experimenta. (...) A
compaixão, ao contrário, é um sentimento horizontal, que só faz
sentido entre iguais, ou melhor ainda, realiza essa igualdade entre
as pessoas que sofrem e que a pessoa ao seu lado, que se torna igual
a ele, compartilhando seu sofrimento ".
Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), p.114-115.
Por
último, mas não menos importante: a compaixão é um sentimento e,
como tal, não é um dever. Mas nós temos a responsabilidade de
educar e desenvolver nossa capacidade de sentir, porque a compaixão
é mais realista do que um sentimento de amor ", que nos permite
passar de um reino para o outro, desde o reino emocional para o reino
ético, a partir de o que sentimos com o que queremos, do que somos
ao que devemos fazer "(p.108).
9.
Misericórdia.
"Misericórdia,
como eu tomar esta palavra a dizer, é a virtude do perdão - ou
melhor ainda, a sua verdade" (p.112). Mas o que é o perdão?
Não é apagar o errado, porque ninguém pode mudar o passado, nem é
esquecê-lo, porque, como você irá permanecer fiel a quem já foi
injustiçado, e como você irá protegê-lo e mesmo se você esquecer
alguém injustiçado por você? O perdão, que é o oposto do
ressentimento, sinaliza o fim do ódio.
"Como a prudência, a
misericórdia é uma virtude intelectual, pelo menos ele começa
assim e assim permanece por algum tempo depois disso. Misericordia
exige que entender uma coisa. (...) Para perdoar é aceitar. Não, a
fim de parar de lutar, é claro, mas a fim de parar de odiar. (...) A
pessoa que perdoa, sabendo muito bem como libertou os culpados irá
suporta-la sem vacilar ressentimento, fazendo a graça de
compreendê-los, dispensando-os, e perdoando-os por existir e ser o
que são. O bastardo, afinal, escolheu livremente a ser um? "
Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), p.121-122.
O
objetivo, diz ele, é livrar-se de ódio em seu coração, uma vez
que nem sempre é possível livrar-se dela em outra pessoa, e "para
evitar tornar-se seu cúmplice, bem como a sua vítima" (p.122).
Assim, a compreensão, as razões para o ódio desaparecer, e ainda
há mais nada a perdoar. Enquanto ainda podemos lutar contra, ou
punir, "o momento muito perdão é oferecido, ele abole-se em
misericórdia" (p.126).
Misericórdia
é a compreensão e aceitação. Ele não tem que se traduzir em
abandonar a luta, mas ajuda a transformar a vingança em Justiça.
10.
Gratidão.
Gratidão,
diz Comte-Sponville, é uma alegria que prolonga a outra: a alegria
de receber (p.126). "Agradecer é dar, para ser-mos meios
graciosos para compartilhar. Esse prazer que devo a você não é só
para mim "(p.125).
Gratidão
requer humildade, a virtude, vamos examinar a seguir, a reconhecer
que não é suficiente, que não se vive por si mesmo, que a causa da
alegria não é interior, mas exterior. É a alegria de estar vivo, o
que devemos a algo ou alguém:
"O que é certo é que a
gratidão difere da ingratidão precisamente na sua capacidade de ver
no outro a causa de sua alegria (ao contrário do amor-próprio, que
vê a causa de sua alegria apenas no próprio). É por isso que a
ingratidão é desonrosa e a gratidão é boa e nos faz bem. "
Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), p.127.
Gratidão
é a alegria. "É, portanto, o oposto do arrependimento ou
saudade (que são dores de um passado que nunca existiu ou existe
mais), mas também é o oposto da esperança ou apreensão, um
desejoso, o outro temente (ambos desejando e temendo) a futuro que
ainda está por vir e, na verdade nunca pode ser, mas que tortura por
sua ausência "(p.129).
Gratidão,
simples e leve, é a virtude que faz amizades possível.
11.
Humildade.
Aristóteles
disse que a virtude é "uma média entre dois vícios"
(p.142). Ele não é uma exceção para a humildade, que é o ponto
médio entre a vaidade e a humilitude.
Humildade,
diz Comte-Sponville, difere da humilitude na medida em que ...
"... Não é desprezo por
si mesmo, ou se é, é desprezo informado, decorrente não de
ignorância do que somos, mas a partir do conhecimento, ou melhor, o
reconhecimento, de tudo o que não somos."
Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), p.140.
A
humildade é um olhar honesto sobre si mesmo, em suas limitações.
Nesse sentido, é de conhecimento, ao contrário da vaidade, que é
crença, e falsa humildade, que é o exagero de nossas imperfeições.
"Humildade,
como uma virtude", diz ele, "é essa tristeza verdadeira de
ser apenas a si mesmo." Mas esse conhecimento e aceitação não
devem vir sozinhos: temos de ter misericórdia de nós mesmos.
Entender o que nossas fraquezas também devem ser acompanhadas pela
coregem , seja para superá-las ou reconhecer nos outros as
qualidades que não temos. "A auto aceitação - mas sem
ilusões" (p.143).
Humildade
não é má consciência, remorso ou vergonha, porque não tem nada a
ver com o que fizemos no passado, mas com o que somos, e não somos
mais.
Por
último, mas não menos importante:
"Humildade, a este respeito,
pode muito bem ser a mais religiosa das virtudes. Como um anseio por
se ajoelhar nas igrejas! Por que negar a si mesmo? Falando apenas por
mim, eu diria que é porque eu tenho que acreditar que Deus me criou
- e que a pretensão, pelo menos, é um dos que eu me libertei. O que
as pequenas coisas que somos, o quão fraco e como miserável! A
humanidade torna-se uma criação tão patética: como podemos
acreditar que Deus poderia querer isso?
Por
isso, é que a humildade, nascida da religião, pode levar ao
ateísmo.
Crer
em Deus seria um pecado de orgulho. "
Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), p.140.
12.
Simplicidade.
"A
inteligência é a arte de fazer coisas complexas a um olhar mais
simples, não o contrário" (p.146). A simplicidade é uma
virtude intelectual. "É bom senso ou o som julgamento (...)
razão desenganado por si mesma" (p.146). Mas é também, e
sobretudo, um ene espiritual:
"A simplicidade é
espontaneidade, é a improvisação alegre, desinteressada,
desprendimento, um desdém para provar, vencendo, impressionando.
(...) Para ser simples, então, é prciso esquecer de si mesmo, e é
isso que faz com que simplicidadeja s uma virtude: não o contrário
do egoísmo, que é a generosidade, mas o contrário do narcisismo, a
pretensão, a auto-importância ".
Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), p.153-154.
O
simples não se preocupa consigo mesmo, mas com a realidade.
Simplicidade não é estupidez e seu oposto "não é o complexo,
mas o falso" (p.142). Falsificando simplicidade, por exemplo,
não se está a ser simples. É a virtude em que todos os outras se
tornam realidade: misericórdia falsificada não é misericórdia. A
este respeito, é melhor ser simplesmente impiedoso do que falsamente
misericordioso.
"A simplicidade é a verdade
das virtudes e defeitos desculpaveis: faz a graça dos santos e o
encanto dos pecadores."
Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), p.154.
Não
é a virtude dos filhos, também.A Simplicidade é aprendida, ao
longo de anos de derramamento de camadas narcisistas constritivas. É
a "liberdade, leveza, transparência" (p.151).
A
simplicidade nos permite ser livres de nossos egos, sermos
espontâneos e lúcidos, não nos levado muito a sério.
13.
Tolerância.
A
tolerância é uma virtude "menor", mas é necessária.
Trata-se de opinião, não a verdade - que não precisa convencer
ninguém de que ela é, e é, portanto, livre. Refere-se à nossa
capacidade de lidar com as opiniões que se opõem à nossa. Em um
mundo ideal, seria o respeito, o amor, mas para estas virtudes
muitas vezes somos incapazes. "Polidez", "pena",
"indiferença" (nas palavras de Louis Prat) ou um
sentimento de superioridade podem desempenhar um papel na atitude do
tolerante.
Para
tolerância a permanecer uma virtude, ele deve ter limites claros,
pois o intolerável existe. Onde está o limite?
"Moralmente é intolerável
sofrimento dos outros, a injustiça e a opressão, quando poderiam
ser evitados ou combatidos por meio de um mal menor. Politicamente
intolerável é qualquer coisa que realmente ameace a liberdade, a
paz ou a sobrevivência de uma sociedade. (...) Qualquer ameaça à
tolerância é, portanto, também politicamente intolerável, desde
que a ameaça não seja simplesmente a expressão de uma posição
ideológica - que pode ser tolerada -, mas perigo real -. Que deve
ser combatido, se necessário através da força "
Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), p.163.
A
este respeito, deve ser feita menção ao fanatismo e totalitarismo.
Como dissemos anteriormente, a verdade escapa da tolerância: "A
verdade não obedece, como Alain nos lembra, o que a torna livre.
Nem dar ordens, e que nos torna livres "(p.165). É importante
notar que a verdade e o bem são coisas muito diferentes. A verdade
não deve governar, porque exclui todo o debate, e isso é o
stalinismo ou qualquer religião que defina como um pecador ou alguém
infiel quem não se curva às suas regras, como reveladas por Deus:
"Todo crente, no entanto
convencido de que ele está certo, tem que reconhecer que ele não
pode provar que a sua posição não é diferente da de qualquer dos
seus adversários, que estão tão convencidos de que ele é e como
incapaz de convencê-lo."
Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), p.165.
Entre
católicos, protestantes, muçulmanos, judeus e ateus da mesma forma
a preocupação: "o que é o secularismo se não a tolerância
como uma instituição?" (P.167).
É
por isso que uma sociedade funcional, numa democracia, deve dar
espaço para uma variedade de opiniões, não importa o quão
ridículo. E nós devemos tolerar, porque é o mínimo que podemos
fazer.
14.
Pureza.
"A
pureza é o amor sem cobiça" (p.182). Em outras palavras, é a
virtude de quem ama, livre de auto-interesse. Quando se refere ao
sexo, a pureza não é puritanismo ou a castidade, porque quando o
desejo é "aceito e compartilhado" (p. 177), podemos
esquecer de nós mesmos, nos perdemos em um momento de profundo
prazer, e dar-nos um ao outro completamente. Amantes que tratam uns
aos outros com respeito são mais puros do que aqueles que julgá-los:
"A pureza nunca pode ser
absoluta, a pureza é uma certa maneira de não ver o mal onde não
existe o mal a ser visto. Uma pessoa impuro vê o mal em toda parte e
tem prazer no fato. Uma pessoa pura vê nada mal, ou melhor, vê-lo
apenas quando ele existe - em selfisness, crueldade, maldade - e isso
entristece-lo. "
Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), p.177.
Tem
a ver com o que está em nossos corações. Um violento, amor
possessivo, um desejo que só pretende certificar-se de que trata o
outro como seu objeto, não pode ser puro: "O amor que toma é
impuro, o amor que dá ou contempla é puro" (p.177).
É
uma virtude impossível, porque estamos tão conflituoso. O
amor-próprio não é uma coisa má em si mesma ("amarás o teu
próximo como a ti mesmo"), mas é preciso saber os limites:
"Uma coisa não cometer o
mal para o bem do mal, apenas por uma questão de prazer, o que é
uma boa. O que corrompe a "pureza de motivos", para usar a
terminologia de Kant, novamente, não é o corpo ou alguma vontade
maligna (que desejam o mal pelo mal), mas o querido 'eu' que sempre
vêm enfrentando. "
Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), p.178.
É
uma virtude sobre as intenções. Pureza em seu coração significa
que você sabe que "nada é impuro em si mesmo", e você
não tem medo. Não, se você adora o seu trabalho e transformá-lo
em uma missão, não se você e seu amado decidem entrar em paixão
crua. Ao meio-dia. Em um espaço público.
15.
Gentileza.
Gentileza
é a força pacífica: "é o oposto de guerra, crueldade,
brutalidade, agressividade, violência" (p.178). Embora muitas
vezes associado com a feminilidade, ela não é de forma exclusiva
das mulheres, e não existe uma maneira muito masculina de ser
gentil. É a virtude de quem faz tudo em seu poder para evitar fazer
mal, mesmo que ele está fazendo o bem (porque vamos enfrentá-lo,
existem formas duras e desajeitadas de fazer o bem).
Mas,
como todas as virtudes discutidas anteriormente, ela deve atender a
critérios e limites, a fim de permanecer assim, e não tornar-se
covardia, omissão ou preguiça. Gentileza, como o domínio de si
mesmo, como "a virtude da flexibilidade, paciência, dedicação,
capacidade de adaptação" (p.188), depende das circunstâncias
e, como tal, não pode ser absoluta:
"... A não-violência, se
levado ao extremo, que nos proíbe de lutar eficazmente contra a
violência criminosa ou bárbara, não apenas quando ele está
destinado a nós, mas também quando ele atinge os indefesos e os
inocentes. (...) Devemos fazer uma clara distinção, portanto, entre
os pacíficos, que estão dispostos a defender a paz, mesmo com o uso
da força, e os pacifistas, que se opõem à guerra em qualquer
circunstância e contra qualquer pessoa. "
Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), p.190-191.
Não
existe tal coisa como apenas raiva e um uso justificado de violência.
Em consequência, a mansidão não deve tornar-se um "sistema",
mas sempre temperada pela prudência (que,lembra, nos ajuda a
praticar as virtudes de inteligência).
Gentileza
não é apenas humana, mas apenas por cultivá-la podemos nos tornar
mais humanos. Ele nos ajuda a reconhecer os momentos em que a
violência não se justifica.
16.
Boa-fé.
A
boa-fé é o amor de verdade. Ela difere de sinceridade na medida em
que vai além de ser sincero com os outros. Como uma virtude, que
exige que esclarecer nossa relação com a verdade: é preciso saber
quando e como ser sincero com os outros, mas também, e
fundamentalmente, que nunca estejamos a mentir para nós mesmos.
Devemos
crer que o que diz a verdade é não sincero. Mas devemos sempre,
sem exceção, dizer a verdade? Não, diz Comte-Sponville, por
transformá-la em um absoluto vira fanatismo (ver tolerância).
Enquanto a sinceridade é uma virtude, sem pensar que é imprudente.
"Estupidez" (contando a Gestapo você está protegendo um
judeu) e "suicídio" (colocando sua própria vida em
perigo, porque a mentira é ruim) não são virtudes, acrescenta, e é
por isso que devemos ser prudentes (espertos) o suficiente para sabe
quando a mentir ou omitir a verdade:
"Que tipo de virtude é tão
egocêntrica, tão preocupada com o próprio pedaço de integridade
e dignidade, que para preservar-se está preparada para entregar uma
pessoa inocente a assassinos? O que é esse dever que não tem
prudência, compaixão e caridade nele? Mentir é uma ofensa? Claro
que é, mas assim é a dureza de coração, e uma mais grave um para
isso! "
Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), p.203.
A
verdade só é boa na medida em que não é colocada acima da
Justiça, a compaixão, a generosidade" ou "amor"
(p.204). Ninguém deve fazê-la assim. Isso, no entanto, não
significa que você não deva ser honesto com a pessoa que está
morrendo sobre a gravidade de sua condição quando eles perguntam
isso. Lucidez é seu direito e você não deve levá-la para longe
deles, especialmente quando isso significa dar-lhes uma falsa
esperança.
Nós,
no entanto, não recebemos um passe livre. No caso do egismo, boa-fé
como uma virtude deve ser tratada como uma necessidade absoluta,
porque nada vai justificar que nós mintamos para nós mesmos. Não
fazer isso seria covarde e / ou narcisista. Colocando o nosso próprio
ego acima da verdade é "má-fé", que, de acordo com
Sartre, é uma "ameaça permanente para a consciência."
Esforçar-se para as nossas próprias verdades é "um esforço,
uma demanda, uma virtude."
Por
último, a boa-fé é uma virtude intelectual, é a virtude do
conhecimento. É a virtude do filósofo em que ele é "alguém
que, quando se trata de si mesmo, pelo menos, define a verdade acima
de todas as coisas, acima de honra ou poder, felicidade ou sistemas,
e mesmo virtude ou amor. Ele preferia saber que ele é o mal do que
fingir que ele é bom "(p.209). Para uma pessoa que busca a
sabedoria...
"O amor da verdade é mais
importante do que a religião, a lucidez é mais preciosa do que a
esperança e boa-fé é mais válido e mais valioso do que fé. (...)
A boa-fé é o espírito da mente, que prefere a sinceridade ao
engano, o conhecimento à ilusão, riso a solenidade. "
Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), p.209-210.
17.
Humor.
"O
humor é a polidez do desespero", disse Boris Vian (p.211). Ser
agraciado com um senso de humor significa que somos capazes de rir
com o que mais ama (nós mesmos e tudo perto de nós) e os nossos
pequenos dramas. "É auto-reflexivo" e muitas vezes
"agridoce" (p.215):
"O que nós amamos sorrindo
nós amar melhor, de uma forma mais leve, mais inteligente e,
portanto, mais livre. (...) [Humor é] Simpatia na dor, no abandono,
fragilidade, angústia, futilidade, na insignificância universal de
todas as coisas. "
Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), p.218.
Ironia,
por outro lado, é uma arma, e cria um abismo entre nós e tudo o que
desprezamos: zombar de nós outros, enquanto ainda levando-nos a
sério. Não que a ironia não é útil às vezes (é), mas só o
humor é uma virtude.
Quando
as coisas ficam difíceis, quando atingiu um muro, quando não
podemos fazer sentido de tudo, humor nos ajuda através dela, ela nos
ajuda a aceitá-lo.
"Humor é uma espécie de
luto (...) Ele transforma a tristeza em alegria (e, portanto, o ódio
em amor e misericórdia, como Spinoza diria), se transforma em
comédia a desilusão, desespero em alegria. (...) O humor é a
ambivalência, contradição, fratura, mas aceitou, superado,
transcendeu, e transforma ".
Pequeno
Tratado das Grandes Virtudes (Comte-Sponville-Ed. Martins Fontes, São
Paulo, 1999-Tradução de Eduardo Brandão ), p.216.
Simplificando,
"onde as feridas da ironia, humor cura." O que isto
significa é que nós podemos brincar com qualquer coisa que
quisermos, qualquer coisa, desde que nos incluímos nele, desde que
usam o humor - o que é humilde, generoso, valente, misericordioso -
e não a ironia - que zomba de tudo, mas em si e só procura
prejudicar. Tem menos a ver com o que dizemos que com que intenção,
e como dizemos.
Humor
"neutraliza o ódio, a raiva, o ressentimento, o fanatismo, os
sistemas totalizantes do pensamento, a mortificação, e até mesmo
ironia." Isso nos ajuda a manter as coisas em perspectiva e ver
a roupa nova do imperador.
Uma armadilha:
cultivar humor por causa do humor, transformando-se em um sistema ou
uma religião "é tanto trair e trair a falta dela"
(p.215). Usá-lo como um mecanismo de defesa ou para se fazer uma boa
aparência e deixa de ser uma virtude. Humor, ironia ao contrário,
não se leva a sério, então não vamos pervertê-la.
*FLAVIO FAGUNDES FERREIRA é VASP.
muito bom o resumo!
ResponderExcluirta faltando o amor aí.
ResponderExcluirtem frases que não fazem sentido. Parecem uma tradução mal feita da obra original.
ResponderExcluirmuito bom.
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