domingo, 27 de setembro de 2009

O RELACIONAMENTO CURINGA BATMAN

Sei não..sei não...alguem já te disse: `voce me completa?`

A gente tem mania de aumentar demais a importância das coisas.Acho que o Batman, como produto da cultura pop, foi muito bem inventado na decada de 1940, mas eleva-lo a traços de genialidade desde o atual fenômeno de seus filmes é forçar demais uma boa idéia.
As obras em quadrinhos cada vez melhores e mais elaboradas, e os filmes cada vez mais milionários vão dando um contorno de `master piece` que não existe, mas que traz muitos  livros, análises psicológicas e mais uma enormidade de estudos e variações.

Para a piora da situação, o falecido ator que encarnou o personagem Coringa ainda deu maior sustentabilidade aos aficcionados, de imediato correndo o mundo a noticia de que o personagem o teria esgotado a tal ponto que o matou.Seria mais uma vítima do Coringa?

Oscar póstumo, mitos, noticias daqui e dali, em verdade o ator Ledger era um rapazinho bem doentinho já antes do personagem, como se pode observar em seus varios filmes onde pesava menos de 60 quilos e com aquele rosto lavado e cabelinho ralo.

Voltando ao assunto, realmente foi brilhante a atuação, mas Batman está longe de ser uma obra prima em termos artisticos e humanos, sendo sim produto de uma gigantesca maquina promocional.

Nesses termos, o relacionemanto Curitiba x Batman é alvo das analises mais eloquentes, como o malfeitor fosse o alter ego do encapuzado, mais uma montanha de abobrinhas pseudo psicologicas.

Ora, se voce puxar pela memoria, TODOS os personagens de HQ ou não tem seu antagonista, e esse antagonista é sempre surrealmente mau (apesar de que nestes nossos dias existirem personagens de carne e osso bem mais perversos):

Hulk (HQ) -tinha o cabeçudo LIDER 


que eu acho bem mais simpatico o desenho da década de 60



O HOMEM DE FERRO (HQ) tem o MANDARIM, lembra?

o CAPITÃO AMERICA tinha o RED SKULL (especie de vilão nazista)

que no Brasil atende pelo nome de CAVEIRA VERMELHA.

Quer dizer que não se precisa gatar os neuronios para se destrinchar o relacionamento Batman x Coringa, e sim somente curtir a eterna diicotomia BEM x MAL , tão incerta nos presentes dias onde não se sabe quem é o mocinho e quem é o bandido.


Um comentário:

  1. Se a evolução tecnológica do cinema criou um grande esquema de marketing, pode-se dizer CLARO! Porém não podemos decartar que os vilões são os que realmente fazem a alegria dos filmes de super hérois; e andam cada vez mais bem trabalhados. Heath Ledger por sua vez, conseguiu interpretar o papel de uma forma tão sombria, que o tornou -ao meu ver- o melhor Coringa de todas as versões de Batman.

    ResponderExcluir

Please rational coments: