quarta-feira, 17 de março de 2010

TERECÔ...CODÓ - VOCE JÁ HAVIA OUVIDO FALAR NISSO?

TEXTO DO JORNALISTA MARANHENSE JHOEL JACINTO

MAIS RESPEITO COM A TERRA DOS NEGROS CODOENSES.


Eis um das maiores Heranças Religiosas deste torrão! Santo Antonio dos Negros é um povoado codoense, localizado à margem da rodovia que liga as cidades de Codó com a de Dom Pedro. É uma localidade originária de quilombo a 37 quilômetros da sede municipal. Foi nesse povoado de origem negra que surgiu o terecô e se desenvolveu por todo território de Codó e região, cuja religião alcançou na atualidade ares mundiais. Apesar de essa comunidade possuir terras férteis, o que apenas fornece aos seus moradores uma pequena agricultura de subsistência, ou seja, uma coramina para prolongar um pouco o baixo índice de esperança de vida e confirmar a existência de mais um grande bolsão de pobreza absoluta em terras maranhenses. Ao iniciarmos este 2008, logo de cara como defensor da Maranhensidade e codoense de alma, coração e vida não podemos calar diante dos cenários que estão sendo mostrados sobre a situação de miséria e desprezo total, que se encontram os nossos irmãos de Santo Antônio dos Pretos na cidade-mãe-pátria-minha. É totalmente absurdo que as autoridades nos mais diversas áreas não tenham conhecimento do valor histórico, que representa essa nossa gente querida e suas tradições, origem de uma das mais legitima religiões deste Brasil-Maranhão, o Terecô que derivou a Umbanda e outras ramificações religiosas. Para os menos informados ou racistas em potencial. Imaginem se todos nós maranhenses não tivéssemos a nossa negritude? Tais comunidades seriam tratadas piores do que o prosseguimento do genocídio indígena!

São tantos terreiros, tendas espíritas que lidam com as derivações do Terecô no município de Codó, que nos perderíamos em citar uma a uma. A nossa previsão é da existência atualmente de aproximadamente 500 unidades dessa religiosidade ou similar em território codoense. Apenas para ilustrar lembremos da Lagoa do Pajeleiro; de Deus Quiser; Euzébio Jansen, Baltazar Galdino Ferreira; Malaquias; Levino; Vidal; Tobias; Antonia Brandão; Tomázia Lages; Estrela Lages; Rita Muniz; Maria Piauí; Antonina e muitos outros de tempos idos, mais recentemente apareceram Aluízio Paiva; Chico Monteiro; Pedro Silva; Maria Raimunda; Maria dos Anjos e muitos outros. Mas, não podemos deixar de evidenciar Bita do Barão de Guaré com sua Tenda Espírita Rainha Iemanjá, fundada em 1953, a qual trabalha com Umbanda e Quimbanda.

O Que é Terecô? É a conceituação empregada à religião afro-brasileira, advinda da África do Sudão Setentrional e iniciou-se, aqui no Brasil, no povoado codoense de Santo Antônio dos Pretos Além de claro, ser muito difundido em outras cidades do hinterland maranhense e na capital São Luís, essa religião também é encontrada em outros estados brasileiros, integrada ou que deu origens a outras derivações religiosas. Em Codó desde há muito que alguns terecozeiros ficaram também famosos por realizarem trabalhos de magia por solicitações de clientes ávidos por vinganças, de políticos ou de pessoas dispostas a pagar por eles elevadas somas o que lhe valeu fama de Cidade da Macumba, terra de feitiço. No Terecô são praticadas ações terapêuticas, onde os terecozeiros associam à sabedoria herdada de velhos africanos, somados aos feiticeiros indígenas, juntando-se mais ainda práticas do Catimbó e da feitiçaria européia e que também apóiam no tambor de mina, na umbanda e quimbanda que se encontram em expansão no município de Codó. Como citamos acima sobre as características da cidade e da religião, as quais se igualam: no Terecô se misturou às heranças dos índios a feitiçaria; dos afros as ações terapêuticas; somado a feitiçaria dos brancos europeus. Temos que evidenciar que em toda seqüência humana existem os bons e os ruins não seria no Terecô o contrário!

A maior repercussão do terecô codoense e suas derivações - Bita do Barão de Guaré - Wilson Nonato de Sousa, o popular curador, pajé e pai-de-santo Bita do Barão ou Bita do Barão de Guaré, nasceu na cidade de Codó, em 10 de julho de 1932, por muito tempo dividiu o reino da umbanda codoense com a também tão famosa Maria Piauí ou Maria Carinhosa (já falecida). Atualmente, o Comendador da República Bita do Barão é a personagem mais influente e conhecida internacionalmente com relação ao terecô e suas derivações místicas, fé e ocultismo da Mata do Codó. Sua “Tenda Espírita de Umbanda Rainha de Iemanjá”. Seu início no terecô foi em Santo Antônio dos Pretos. Atualmente foi citado no nosso último trabalho “Terreiro do Riacho Água Fria” sobre Codó, que trata da historiografia lingüística da nossa região e a evolução e derivações do Terecô, quando o classificamos o Maior Pai-de-santo das Américas, de acordo com os depoimentos de estudiosos pesquisados e principalmente pela polêmica que o carisma do Babalorixá codoense causa nos meios de comunicação e nas análises dos antropólogos.

Gostaríamos de saber por onde anda o Projeto Maria Firmina, que tinha dentre suas finalidades preservarem e melhorar a cidadania dessa população codoense? Atualmente essa localidade não tem praticamente nada, somente a teimosia de sua população em viver! Muito já perdemos em termos de história oral desses conterrâneos, que muito de informações valiosas poderiam ter deixado para nossa história! Não é possível que um povo que tanto se doou para formar o que nós representamos hoje, receba o desprezo e enorme falta de respeito com suas tradições. Santo Antônio dos Pretos é Patrimônio do Povo do Maranhão e dessa maneira deve e merece ser tratado com dignidade e veneração.

Codó na sexa de 2008



Codó na cheia de Abril de 2009

terreiro em SANTO ANTONIO DOS NEGROS- localdiade de Codó-MA


Mesinha básica de terecô

22 comentários:

  1. aff maaria esse povo vive disso ,faz uma macumbinha pra ganhar um litro de 51.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. engano seu, meu caro! Issoé apenas religiosidade de uma pequena parte do povo de Codó e sabemos muito bem q esse povo merece ser respeitado, devemos deixar de lado essa visão etnocentrica das coisas e conhecer melhor, para não ficar julgando errado por ai

      Excluir
  2. vc é mesmo tudo isto que diz amigo no seu perfil

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelas informações culturais da nossa africanidade, o maranhão é cultura, o povo do Codô é cultura, Bita do Barão é cultura, axé para Maria Piauí (Carinhosa) que oxalá tenha ao seu lado, precisamos divulgar ícones do enacantaria maranhense sem deboche e preconceitos baratos, um culto evangélico também contém cenas de encantaria, não devemos julgar o que não conhecemos, amo o terecô, amo o povo do maranhão, amo são josé dos pretos e gostaria de ter conhecido Maria Piauí, o mestre Bita eu tive oportunidade de falar com ele, axé meu pai.Meu email é acgfeio@gmail.com, moro em Brasília-DF.

    ResponderExcluir
  4. E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.

    E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.

    E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem, que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.

    Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.

    E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.

    E, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro estava perdida, prenderam Paulo e Silas, e os levaram à praça, à presença dos magistrados.

    E, apresentando-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, perturbaram a nossa cidade, ATos 16

    ResponderExcluir
  5. gostaria que o irmao entrasse em contato urgente comigo atraves de meu -email de meu orkut e especialmente de mau SKYPE que se sguem abaixo :
    mestrejoaoumbanda@gmail.com
    http://www.mestrejoaoumbanda.blogspot.com/
    mestrejoaoskype
    meu nome é Mestre Joao Umnbanda

    ResponderExcluir
  6. Se macumba resolvesse os baianos comandariam o mundo hehehehe
    vamos trabalhar que Deus ajuda

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber se esse tal bita do barão tem parentes relacionedo com silva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi pessoa anonima,
      eu gostaria de saber qual é o seu interese em saber se o Bita tem parentes com o nome Silva, podemos continuar a conversa?

      Eu tenho algo pra saber tambem, por isso estou perguntando.

      Excluir
    2. on_the_floor@live.de

      Excluir
  8. A terra,porém estava sem forma e vazia;havia trevas sobre a face do abismo e o Espirito de "Deus" pairava por sobre as águas.
    Disse"Deus": Haja luz; e houve luz.
    E viu "Deus" que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.

    Estarei orando para que esse querido irmão antes de seu chamado venha se render aos pés do "Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo" "Aquele que é o "Unico" que tem agua da fonte da vida ,agua que quem a beber nunca mais terá sede...

    ResponderExcluir
  9. Parabens - Estas informações nos deixa sempre com a nossa cultura afinada, pra podermos repassar que tanto o Terecor, Tambor de Mina, Umbanda , quibanda tem suas raizes ficadas no nosso nordeste. Sejamos sempre firme no que nós queremos, catemos e entoemos o nosso encantados.

    ResponderExcluir
  10. Um dia Deus vai cobrar tudo isso. "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Sou feliz, pois Jesus é a Luz da minha vida.

    ResponderExcluir
  11. o imbecil que disse só podia ser negro, só podia ser "branco ")

    ps.: ele pensa que é "branco" (grande merda se for..). neste país, no mundo não tem disso ("raça pura", arhg!). se liga otário!

    ResponderExcluir
  12. anonimo 25 08 2013 eu quero falar com voce sua sua tenda e linda mim encontra no ildaamada@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, eu gostaria de saber o telefone e endereço da tenda espirita Santa barbarro glorriozo santo antonio dos negros em codó maranhão, telefone de contato e endereço meu email para envio do contato luiz-1802@hotnail.com,
    meu nome luiz carlos, preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
  14. luiz-1802@hotmail.com.br

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, por gentileza me envie seus contatos pedrinhafg30@gmail.com.

    ResponderExcluir

Please rational coments: